Chris standing up holding his daughter Elva
?O maior aeroporto do país – e o mais movimentado da América do Sul – acaba de ter sua capacidade incrementada. Desde quinta-feira (6), Guarulhos (SP) opera pousos e decolagens simultâneos. A novo procedimento, que dá independência às duas pistas, é o ponto máximo do Projeto Agile GRU, que reuniu esforços do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), da Abear (Associação Brasileira de Empresas Aéreas), da Iata (International Air Transport Association) e do Aeroporto Internacional de São Paulo, com apoio da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

“O objetivo é melhorar o fluxo aéreo, reduzindo o tempo de espera das aeronaves em voo e no solo, trazendo benefícios tanto para o usuário do transporte aéreo quanto para a comunidade aeroportuária”, destacou o brigadeiro Ary Rodrigues Bertolino, chefe do Subdepartamento de Operações do Decea durante a coletiva de imprensa do lançamento do projeto. 

O procedimento inovador, batizado de Operação Segredada sob Condições Meteorológicas Visuais (VMC), exigiu um intenso treinamento dos controladores de tráfego aéreo de Guarulhos e do Controle de Aproximação São Paulo (APP-SP). Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), 227 desses profissionais enfrentaram uma carga de 4.820 horas de exercícios nos Laboratórios de Simulação no Icea (Instituto de Controle do Espaço Aéreo).

Fonte: FAB – Força Aérea Brasileira
CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte