Chris standing up holding his daughter Elva
O estímulo à cooperação para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura, comércio internacional, investimentos e serviços financeiros foi o tema de um fórum em Pequim, na China, que reuniu mais de 700 empresários, pesquisadores e autoridades governamentais de cerca de 70 países, em abril. O Belt & Road Trade and Investment Forum foi organizado conjuntamente pelo Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional, pela Câmara de Comércio Internacional da China e pela Federação Mundial de Câmaras.

A proposta do Belt & Road já está no quinto ano e conta com suporte e participação ativa de mais de 100 países e organizações internacionais. “Essa iniciativa vem se mostrando uma plataforma importante para garantir o crescimento econômico mundial. Busca se tornar um mecanismo intercontinental para atração de investimentos, realização de comércio e oferta de serviços”, afirma o diretor do escritório da CNT em Pequim, Luiz Eduardo Vidal Rodrigues, que participou do fórum.

De acordo com o representante do Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional, Zhengwei Jiang, o evento é uma plataforma real e aberta para a cooperação internacional. “Por meio do amplo suporte dos países, é possível perceber significativo aumento das relações comerciais e dos investimentos em importantes projetos de infraestrutura”, afirmou.

Keming Qian, da Câmara de Comércio Internacional da China, considera que o fórum é uma iniciativa chinesa que hoje “pertence a todos” e que tem o propósito de abertura e inclusão para buscar novos meios e incentivos ao desenvolvimento das relações comerciais. “Prova disso é que a China vai ser sede, em novembro deste ano, da primeira feira de importação de produtos, que acontecerá em Xangai. Essa feira promete ser ainda maior que a tradicional Canton Fair, anualmente realizada em Guangzhou e que visa à exportação de produtos fabricados na China.”

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte