Chris standing up holding his daughter Elva
A maior parte das rodovias do Distrito Federal – 61,5% (255 km) - teve classificação ótima ou boa na 21ª Pesquisa CNT de Rodovias. Por outro lado, 38,5% (160 km) apresentaram algum tipo de deficiência no estado geral (classificação regular, ruim ou péssimo). O estado geral inclui a avaliação conjunta do pavimento, da sinalização e da geometria da via. A pesquisa da Confederação Nacional do Transporte percorreu 415 km no Distrito Federal. Em todo o Brasil, foram 105.814 km analisados. 

Conforme a CNT, o acréscimo do custo operacional devido às condições do pavimento chegou a 12,8% no transporte rodoviário local. Na avaliação da Confederação, apenas para as ações emergenciais de reconstrução e restauração das vias (trechos com a superfície do pavimento apresentando trincas em malha, remendos, afundamentos, ondulações, buracos ou estando destruídos), com a implementação de sinalização adequada, estima-se que são necessários R$ 92,01 milhões. Já para a manutenção dos trechos classificados como desgastados, o custo estimado é de R$ 103,18 milhões. 

DETALHAMENTO DAS CONDIÇÕES 


Pavimento 

A pesquisa classificou o pavimento como regular, ruim ou péssimo em 25,1% da extensão avaliada no Distrito Federal, enquanto que 74,9% foram considerados ótimo ou bom; 80,7% da extensão pesquisada apresentou a superfície do pavimento desgastada. 


Sinalização 

O estudo apontou que houve problemas de sinalização em 47,5% da extensão avaliada (classificação regular, ruim ou péssimo). Em 52,5%, o estado foi ótimo ou bom. Ao analisar os trechos onde foi possível a identificação visual de placas, 14,7% apresentaram placas desgastadas ou totalmente ilegíveis. 


Geometria da via 

O tipo de rodovia (pista simples ou dupla) e a presença de faixa adicional de subida (3ª faixa), de pontes, de viadutos, de curvas perigosas e de acostamento estão incluídos na variável geometria da via. A pesquisa constatou que 34,9% da extensão pesquisada não teve condições satisfatórias de geometria; 65,1% tiveram classificação ótimo ou bom nesse aspecto. O Distrito Federal teve 55,6% da extensão com pista simples de mão dupla.


Investimentos em 13 anos

O Distrito Federal recebeu investimentos de R$ 343,47 milhões (total pago) entre 2004 e 2016, valor que representa 60,8% dos recursos autorizados para infraestrutura de transporte rodoviário. No período, foi possível identificar que as intervenções de adequação prevaleceram até 2010, enquanto as de manutenção representaram a maior parte dos desembolsos de 2011 a 2016. 


Acidentes

Em 2016, foram registrados 1.066 acidentes, com um custo estimado em R$ 123,87 milhões.


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