Chris standing up holding his daughter Elva
Nova geração de jatos

Decolou, na Noruega, em abril,  o E190-E2, o mais novo jato da Embraer – fabricante brasileira de aviões. O avião é o primeiro dos três aviões da nova geração com até 114 assentos. A Embraer vem comandando o mercado de jatos regionais , sendo que, de cada 10 jatos de até 130 lugares voando no mundo, seis são da Embraer, ficando o restante com a Bombardier. O E2 já possui 280 pedidos de entrega e 287 opções de compra, o que resulta em um montante total de US$ 15 bilhões. No começo de maio,  a Embraer fechou a venda de 15 jatos E175 para a American Airlines. As entregas começam no ano que vem, a partir de março,  e o pedido tem custo de US$ 705 milhões.

Banho fora da faixa 

A polícia da cidade chinesa de Daye, província de Hubei, está testando um novo dispositivo para os pedestres que atravessam fora da faixa. O novo sistema consiste em quatro postes que possuem sensores que jogam jatos d'água no pedestre que arrisque a atravessar a faixa com o sinal aberto para os carros. Para não tomar um banho fora de hora,  o sistema avisa, por meio de um alto-falante,  quando a faixa está apta para ser atravessada e também sobre o jato de água. Além do banho na faixa,  o pedestre terá o rosto fotografado e salvo em um banco de dados para transgressores. 

Roobô se transforma em carro 

Os Transformers chegaram às ruas e, assim como nos filmes , os robôs também viram carros. O J-deite RIDE é um robô azul e branco que tem 3,7 metros de altura e pode se transformar em um carro em 60 segundos. Apresentado no Japão, o robô tem capacidade para levar duas pessoas e foi desenvolvido pela Brave Robotics e pela Asratec, empresa de consultoria de robôs .




Compras entregues no carro

Fazer compras e recebê-las diretamente no porta-malas do seu carro.  Nos Estados Unidos isso já é possível para quem possui carro da Chevrolet ou Volvo. Tudo graças ao acordo fechado com a Amazon, gigante do comércio eletrônico, que dá acesso para os entregadores terem acesso aos carros dos consumidores. O sistema Amazon Key (chave da Amazon) faz a abertura remota do veículo e depois o tranca novamente com o cliente acompanhando tudo pelo celular. O serviço começou a ser oferecido em abril, em 37 cidades dos Estados Unidos, e servirá 7 milhões de veículos fabricados a partir de 2015.

Primeiro carro feito com impressora 3D 

Já pensou em pilotar um carro feito por uma impressora 3D? A novidade foi criada pela empresa chinesa Polymaker, que promete para 2019 colocar o veículo nas ruas. O LSEV ou Low-Speed Eletric Vehicle (Veículo Elétrico de Baixa Velocidade), segundo os fabricantes, leva apenas três dias para ser montado; e seus componentes, como as portas, o painel e o para-choque, são até cinco vezes mais fortes do que os de um modelo convencional. Desenvolvido em parceria com a empresa italiana X Electrical Vehicle, o veículo é capaz de chegar a 69 km/h, e sua bateria tem autonomia de até 150 quilômetros com uma carga completa. Com apenas 57 peças de plástico, o automóvel não ultrapassa os 450 quilos e pode levar apenas um passageiro.
CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte