Chris standing up holding his daughter Elva
Japoneses apresentam carro com 'airbags externos'
O Flesby II foi uma das grandes atrações apresentadas aos visitantes do Salão em 2017. O carro-conceito é equipado com airbags externos que protegem contra colisões menores e possui uma lataria coberta por uma borracha macia de última geração que pode absorver o impacto de uma colisão. A empresa informou que a borracha é capaz de se mover com energia elétrica e mudar a forma do carro. Além disso, luzes LED projetadas na borracha permitem que o motorista se comunique com pedestres e outros veículos. A ideia surgiu em 2013 nas mãos da fabricante japonesa de peças automotivas de borracha e plástico Toyoda Gosei. 

Ônibus movido a hidrogênio
A Toyota divulgou seu novo ônibus-conceito movido a célula de combustível de hidrogênio. O Sora Fuel Cell Concept não emite nenhum tipo de poluente durante a operação, e sua célula de combustível é obtida por meio da eletrólise da água, processo que separa o hidrogênio do oxigênio. Com isso, as células de hidrogênio são armazenadas e convertidas em eletricidade, que move o ônibus. O ônibus possui 10 tanques pressurizados com hidrogênio que ficam na parte superior do veículo e possui dois motores que rendem 228kW de potência juntos. 

Robô da Yamaha perde para Valentino Rossi
Os humanos ainda continuam sendo os mais rápidos quando o assunto é duas rodas. Uma corrida entre o nove vezes campeão mundial de motovelocidade Valentino Rossi e o Motobot, nome dado ao conceito autônomo de moto guiada por um robô, teve o italiano como vencedor. Rossi foi 30 segundos mais rápido que o Motobot, na corrida  promovida pela Yamaha, para a abertura do Salão de Tóquio. 
O teste tinha o objetivo de levar o robô a ultrapassar os 200 km/h na pista e pilotar a moto, uma Yamaha YZF-R1, de forma totalmente autônoma na pista. O painel no vídeo mostra que a moto chegou a 228 km/h. O projeto teve início em 2015 e, na primeira fase, a moto não podia fazer todos os controles sozinhos e recebia ajuda humana por controle remoto. A montadora pretende utilizar tecnologia em modelos de rua no futuro. 

“Moto elétrica que não cai”
Já a Honda levou para Tóquio a “moto que não cai”. Para conseguir a façanha, a moto elétrica possui um sistema que a faz se equilibrar sozinha. O Riding Assist funciona com uma espécie de atuador, um pequeno motor elétrico, capaz de corrigir a trajetória da moto fazendo microcorreções na direção e, no futuro, pode ser um modelo autônomo. A empresa japonesa conseguiu a tecnologia com sua experiência em robôs humanoides.

Conceito que interage
E, para terminar, já pensou em conversar com o seu carro? Pois isso está próximo de acontecer. Coube à Toyota apresentar o Concept-i, que é capaz de aprender os gostos do motorista e sugerir conversas entre o condutor e o veículo. Além disso, o veículo também é capaz de perceber se o motorista está cansado e, se for preciso, assumir a direção, que se transforma em autônoma. O veículo ainda não tem previsão de lançamento, mas alguns dos seus componentes devem ser aproveitados a partir de 2020. 



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