As 25 startups que participam da fase 2 do Conecta – Programa de Impulso a Startups? desenvolvido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) em parceria com o BMG UpTech – realizaram, nesta sexta-feira (19), novos treinamentos na FDC (Fundação Dom Cabral) em Nova Lima (MG). Este é o último módulo de capacitações e ocorre às vésperas do anúncio das empresas que irão para a última fase do programa. Até cinco startups serão selecionadas para uma aceleração internacional, nos Estados Unidos.

Na parte da manhã, foram abordados temas como os desafios da logística, a partir de aspectos como distribuição, monitoramento, oferta de fretes e otimização do tempo. Na parte da tarde, foram realizados módulos sobre governança, questões jurídicas relacionadas a projetos disruptivos, relações entre sócios, análises de plano de negócios entre outros.

Vanja Ferreira, gerente de projetos de programas customizados da FDC, destaca que o Conecta oportunizou crescimento para todos os que se envolveram com a iniciativa. "Foi uma experiência construída por todos e um grande desafio. O Conecta foi um aprendizado incrível", afirma.

O CEO da Automobi, plataforma de relacionamento de pós-compra entre proprietários de veículos e concessionárias, Davi Barbosa, ressalta que os treinamentos têm ajudado as startups a evoluírem em sua gestão. "Nós pudemos entender como transformar as startups em empresas. Nem sempre temos o conhecimento específico do negócio para deslanchar. Por isso, entender sobre os temas apresentados oportuniza mais informação para podermos gerir o nosso negócio." Para Barbosa, participar de um programa de aceleração do porte do Conecta é motivo de orgulho. "Já me considero um vencedor, pois, quando entramos no processo, nosso objetivo era crescer e evoluir. Fizemos vários contatos e foi bastante proveitoso", finaliza.

Durante a fase 2 do Conecta, que teve duração de quatro meses, os participantes se reuniram em oito encontros presenciais junto à Fundação Dom Cabral. Nos módulos de capacitação, foram incentivadas a desenvolverem planos de trabalho para a evolução da gestão das startups. A escolha dos conteúdos dos módulos foi baseada em programas já desenvolvidos pela FDC para empreendedores e startups e em estudos e pesquisas realizadas pelo Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da instituição.