Chris standing up holding his daughter Elva
A Rolls-Royce até hoje é famosa pelos carros que levam seu nome. No entanto, uma empresa coirmã é quem promete dar um salto na tecnologia empregada na produção de veículos elétricos voadores: a Rolls-Royce Holdings anunciou planos para uma aeronave deste tipo com a surpreendente autonomia de 800 km, bem superior aos 25 km vistos em iniciativas similares. O veículo poderia – em tese – fazer a ponte aérea Rio-SP sem precisar reabastecer.

Para chegar ao resultado, a companhia britânica utiliza turbinas a gás para gerar a eletricidade necessária para o funcionamento do novo aparato, classificado como EVTOL. A sigla em inglês indica decolagens e pousos elétricos na vertical, mesmo princípio dos drones. A semelhança não para por aí: a Rolls-Royce aposta em seis rotores para garantir a propulsão vertical e horizontal. O eixo da aeronave é cortado por uma estrutura horizontal no lugar das asas – onde ficam estes dispositivos.

As especificações divulgadas pela fabricante trazem números interessantes, como a velocidade máxima de 400 km/h. Seria cerca de metade do alcançado por um avião de carreira. Na cabine iriam entre quatro e cinco tripulantes, segundo as projeções iniciais.

Os criadores da iniciativa argumentam que seriam necessárias poucas modificações na infraestrutura aeroportuária atual, visto que o EVTOL da Rolls-Royce Holdings teria capacidade de decolar e pousar a partir de qualquer heliponto ou heliporto existente.

De acordo com a fabricante, o EVTOL seria usado em transporte individual de passageiros, transporte público, pelo setor de logística e em atividades militares. O público-alvo amplo traria mais interessados a participar do projeto. A expectativa é de que os primeiros superdrones decolem a partir da primeira metade dos anos 2020, desde que encontrem um modelo comercial “viável”.

Os engenheiros da Rolls-Royce não estão sozinhos na busca por uma espécie de táxi voador. Há iniciativas similares em fase de desenvolvimento na Airbus em parceria com a Audi, na Uber e em um misteriosa empresa financiada por Larry Page, o bilionário cofundador do gigante tecnológico Google.

Fonte: ITL
CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte