Chris standing up holding his daughter Elva
Foram autorizadas, nessa quinta-feira (2), as obras para a retirada de 14 milhões de metros cúbicos de sedimentos do Porto do Paranaguá (PR). A ordem de serviço para o processo de dragagem do canal de acesso aquaviário, bacia de evolução e berço público do porto foi assinada pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, e terá o investimento de R$ 394 milhões.

Aproximadamente 45 quilômetros de extensão do Porto, onde se localizam as áreas de acesso das embarcações, serão aprofundados em 1,5 metro. Essa ampliação do calado proporcionará, além de mais segurança para a evolução dos navios, o aumento da capacidade do receptivo do porto, permitindo que graneleiros do porte Capesize - maior navio de carga do mundo -, acessem a área sem restrição. Isso representa o aumento de 10,5 mil toneladas por embarcação. Assim, a capacidade de exportação chegará a 315 mil toneladas por mês.

O Porto de Paranaguá é o terceiro maior em movimentação de cargas no Brasil e o segundo em movimentação de contêineres. Dentre as principais mercadorias importadas por ele estão plásticos, obras de pedra, gesso e amianto. Já os principais produtos exportados são: soja, farelo de soja, açúcar, milho e mercadorias como carnes de aves congeladas e madeiras. A maioria dos produtos são destinados à China (31,72%), Argentina (8,51%), Índia (5,11%) e Estados Unidos (4,21%).

Com informações do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil

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