A CNT (Confederação Nacional do Transporte) participou, nos dias 21 e 22, em Natal (RN), da Assembleia Nacional da Fenamar (Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima). O encontro reuniu o conselho de representantes da Federação formado pelos 14 sindicatos afiliados para debater pautas de interesse, como a valorização do segmento, e assuntos que impactam diretamente na atividade do agenciamento marítimo.

O diretor executivo da CNT, Bruno Batista, representou o Sistema Transporte no evento. Sua participação foi a convite do presidente da Fenamar, Marcelo Neri. Na sexta-feira (22), Bruno esteve na mesa de abertura da programação do dia e, na sequência, apresentou os estudos e pesquisas da CNT.

Da parte da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), esteve presente o diretor Lima Filho. No âmbito do governo federal, a autarquia é a organização responsável por atuar no modal aquaviário implementando as políticas formuladas pelo Ministério de Portos e Aeroportos.

O encontro em Natal teve por objetivo reunir e motivar os empresários que fazem parte da categoria econômica do agenciamento marítimo do estado a se organizar e fundar um sindicato no Rio Grande do Norte. A intenção é ampliar a cobertura e o apoio da Fenamar e da CNT na defesa e desenvolvimento da categoria e dos interesses coletivos das empresas associadas.

Na oportunidade, foram apresentadas as ações realizadas pela Fenamar, entidade sindical patronal focada nos interesses da categoria. A programação abordou temas como novas tecnologias, cursos e treinamentos. Relacionado ao Sistema Transporte, foi apresentada a 2ª edição da Certificação Internacional para Aquaviários.

A programação incluiu, ainda, o selo de qualidade da Fenamar, que estabelece uma certificação emitida e entregue às empresas associadas aos sindicatos locais. A iniciativa visa atestar a eficiência e a credibilidade das Agências Marítimas de todo o país.

Com 35 anos de atuação, a Fenamar tem como principais objetivos elevar o nível da conduta ética e profissional praticada pelos agentes marítimos, difundir conhecimento profissional e experiência na prestação de serviços, contribuir com práticas voltadas à solidez financeira das empresas; e dar visibilidade a normas em prol do fortalecimento do sistema de agenciamento marítimo.