Chris standing up holding his daughter Elva

O Sistema Transporte prestigiou a celebração dos 200 anos de criação do Senado Federal. Em nome do presidente Vander Costa, o diretor de Relações Institucionais da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Valter Souza, marcou presença na sessão solene realizada, nessa segunda-feira (25), na casa legislativa, onde várias autoridades públicas também compareceram. É o caso do ministro do STF Gilmar Mendes, do ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, e dos ex-presidentes do Senado Edson Lobão, Eunício Oliveira e Davi Alcolumbre.

Aos representantes dos três Poderes da República e a um plenário lotado, o presidente Rodrigo Pacheco destacou a atuação do Senado, desde a sua criação, na defesa do Estado de direito e a cidadania. Segundo ele, a casa legislativa é um dos guardiões das liberdades, direitos e garantias da Constituição Federal de 1988. Como desafio para os próximos anos, ele destacou “o aprofundamento da democracia constitucional no país”.

Para o diretor da CNT, Valter Souza, o bicentenário do Senado merece ser celebrado em vista da essencialidade da instituição para a população brasileira e, também, para os diversos setores da economia. “O trabalho de articulação da CNT junto ao Senado Federal é um dos pilares para a construção de um novo cenário do transporte. Junto ao Parlamento, temos promovido importantes debates e pautado discussões acerca de grandes temas nacionais que impactam diretamente o desenvolvimento do país”, afirmou. 

Destaques da cerimônia

Após a interpretação do Hino Nacional pelo tenor Jean Willian, o Senado exibiu um trailer da série documental de sete episódios “Senado, a história que transformou o Brasil”, produzida em parceria com a TV Cultura. Na cerimônia, também foram lançados selos comemorativos dos Correios alusivos aos 200 anos do Senado, além de uma parceria com o Google, que incluiu um passeio virtual pelo Senado na ferramenta Google Arts & Culture.

O Senado foi criado pela primeira Constituição brasileira, outorgada em 25 de março de 1824 pelo imperador Dom Pedro I. 


Com informações da Agência Senado.

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte