Pesquisa CNT da Navegação Interior

A Pesquisa CNT de Navegação Interior 2013 foi desenvolvida com o objetivo de oferecer um estudo amplo do sistema hidroviário nacional. O levantamento oferece, assim, conhecimentos necessários para a elaboração de projetos que permitam a completa utilização do potencial navegável do Brasil. Para a Confederação Nacional do Transporte, essa é condição essencial para equilibrar a matriz de transporte nacional e oferecer condições para que a logística brasileira alcance a excelência nos serviços.

Dos quase 42 mil quilômetros de vias navegáveis existentes no Brasil, menos de 21 mil quilômetros são economicamente aproveitados. O transporte de cargas na navegação interior responde por apenas 1% do volume movimentado no país. O desperdício de todo esse potencial é reflexo da falta de planejamento, dos baixos níveis de investimentos públicos e de entraves regulatórios e institucionais.

Dessa forma, o estudo traça um panorama desse modo de transporte no país, caracteriza a infraestrutura existente, elenca gargalos e apresenta soluções para o aperfeiçoamento do sistema hidroviário nacional. ​

Segue abaixo o link para download da última edição:

Acesse a pesquisa na íntegra:
Acesse o resumo da pesquisa:

Galeria de fotos: