26/04/2012 | Tecnologia

Celular permite acompanhar condições do trânsito nas cidades e estradas

Com aplicativos gratuitos, é possível consultar se vias estão engarrafadas e planejar melhor o trajeto.

Foto: Liciane Morato Aplicativo Olho na Estrada mostra condições de estradas de SP e PR Aplicativo Olho na Estrada mostra condições de estradas de SP e PR

Motoristas que possuem smartphones – celular cujas funções podem ser estendidas a partir do uso de aplicativos – podem acompanhar, de forma gratuita, as condições de trânsito nas cidades, principalmente nas capitais, e estradas diretamente no aparelho. Os aplicativos desenvolvidos com essa finalidade facilitam a vida de quem pretende usar uma via e quer saber, por exemplo, se ela está engarrafada ou se o tráfego flui normalmente.

No Distrito Federal, acaba de ser lançado por uma seguradora o #Trânsitoaovivo, aplicativo disponível para celular e tablets que monitora, em tempo real, as condições de trânsito em seis pontos: Estrada Parque Taguatinga (EPTG); vias W3 Norte e Sul; BR-020, próximo à cidade de Sobradinho; Eixão Norte; rodovia Estrutural; e Eixo Monumental, sentido Esplanada dos Ministérios. A intenção é fazer com que os motoristas planejem melhor o trajeto antes de sair de casa.

Em Belo Horizonte (MG), o aplicativo Câmeras BHTrans mostra o trânsito nas principais avenidas e pontos importantes da capital mineira, a partir de câmeras estrategicamente posicionadas. O programa oferece a opção de atualização automática – a cada minuto uma nova foto é tirada e pode ser acessada pelo celular.

O aplicativo Olho na Estrada mostra as condições do trânsito nas estradas de São Paulo e Paraná: Anchieta, Anhanguera, Bandeirantes, Tamoios, Imigrantes, Raposo Tavares e outras. O motorista seleciona a câmera da concessionária pelo nome ou sigla da rodovia e pode favoritá-la para ter acesso direto nas outras vezes em que utilizar o sistema.

Horário de ônibus
Desde o final de março, o Olho Vivo, serviço da SPTrans no celular e na  internet, mostra, em tempo real, o deslocamento de todos os veículos em qualquer linha de ônibus da capital paulista. Fica mais fácil programar uma viagem porque é possível consultar quando o veículo chegará ao ponto e qual a velocidade média e o tempo de percurso nos principais corredores de São Paulo.

Rosalvo Streit

Agência CNT de Notícias

 

Comentar esta reportagem

Os textos veiculados pela Agência CNT de Notícias podem ser reproduzidos desde que a fonte seja citada. O conteúdo está licenciado sob a CC-by-sa-2.5, exceto quando especificado em contrário e nos conteúdos replicados de outras fontes. 

Publicação da Confederação Nacional do Transporte (CNT), instituição presidida pelo senador Clésio Andrade (PMDB/MG).