Notícias

30/06/2016
Simulador de direção do SEST SENAT promove condução segura e econômica

Projeto prevê uso dos equipamentos em 60 unidades de todo o Brasil; meta é treinar 50 mil motoristas de caminhão e de ônibus em três anos

Foto: Sergio Alberto - 30/06/2016


Para aprimorar o treinamento de motoristas profissionais de cargas e de passageiros, aumentar a segurança e reduzir os custos dos transportadores, o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) passará a utilizar simuladores em seus treinamentos. O projeto “Simulador de direção SEST SENAT – Eficiência e Segurança no Trânsito” disponibilizará 60 equipamentos híbridos. A meta é capacitar 50 mil motoristas de caminhão, carreta e ônibus em três anos.  

No total, serão investidos R$ 41,56 milhões no projeto, que contempla também o desenvolvimento de cursos, horas técnicas de manutenção, capacitação de instrutores e proposta pedagógica. Cada simulador custa, em média, R$ 692,7 mil.  A meta é formar 50 mil profissionais em três anos. Os alunos precisam ter carteira de habilitação nas categorias C, D ou E.

A direção segura e eficiente é fundamental para a redução de acidentes e mortes no trânsito e para a economia de combustível, menor custo de manutenção dos veículos e menos impacto ao meio ambiente. “Além de contribuir para a segurança, o treinamento com os simuladores será importante para a redução de custos dos transportadores. O projeto atende à missão do SEST SENAT de promover o desenvolvimento profissional dos trabalhadores do setor de transporte e a responsabilidade socioambiental”, diz o presidente do Conselho Nacional do SEST SENAT e da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Clésio Andrade.

Os motoristas poderão vivenciar situações de risco, por meio da capacitação com tecnologia avançada. A primeira unidade a receber o equipamento foi a de Samambaia (DF). Até junho de 2017, todos os 60 simuladores deverão estar disponibilizados. Nas unidades, estão sendo construídas salas específicas para o treinamento. A infraestrutura utiliza recursos de alto padrão tecnológico e didático, com sistema de som e imagens.  Cinco cursos estão sendo lançados, adaptados ao equipamento. Os conteúdos abordam temas como condução segura e econômica, situações de risco, uso de tecnologias embarcadas, aperfeiçoamento de motoristas para o transporte de passageiros e cargas especiais e manobras.

Assessoria de imprensa do SEST SENAT - (61) 3315-7142 / 7140 / 7112

simuladorsestsenat2.jpg

simuladorsestsenat3.jpg

UNIDADES SELECIONADAS PARA RECEBER OS SIMULADORES​ 

​ ​ ​

CONSELHO

UNIDADE/CIDADE

​​

CRCO I

(3)

Brasília/DF
Goiânia/GO
​Palmas/TO

CRCO II

(4)

Campo Grande/MS
Cuiabá/MT
Rondonópolis/MT
A definir

CRES

(1)

Cariacica/ES

CRMG

(14)

Belo Horizonte/MG (Jardim Vitória)
Belo Horizonte/MG (Serra Verde)
Contagem/MG
Divinópolis/MG
Governador Valadares/MG
Juiz de Fora/MG
Montes Claros/MG
Patos de Minas/MG
Poços de Caldas/MG
Pouso Alegre/MG
Três Pontas/MG
Uberaba/MG
Uberlândia/MG
Varginha/MG

CRN

(4)

Boa Vista/RR
Belém/PA
Manaus/AM
Rio Branco/AC

CRNE I

(3)

Fortaleza/CE
São Luís/MA
Teresina/PI

CRNE II

(2)

João Pessoa/PB
Natal/RN

CRNE III

(3)

Maceió/AL
Recife/PE
Petrolina/PE

CRNE IV

(2)

Aracaju/SE
Salvador/BA

CRPR

(2)

Curitiba/PR
Londrina/PR

CRRJ

(4)

Barra Mansa/RJ
Campos dos Goytacazes/RJ
Rio de Janeiro/RJ (Deodoro)
São Gonçalo/RJ

CRRS

(2)

Porto Alegre/RS
Santa Maria/RS

CRSC

(2)

Florianópolis/SC
​Chapecó/SC

CRSP

(14)

Araraquara/SP
Bauru/SP
Campinas/SP
Guarulhos/SP
Piracicaba/SP
Presidente Prudente/SP
Ribeirão Preto/SP
Santo André/SP
São José do Rio Preto/SP
São Paulo/SP (Paque Novo Mundo)
São Paulo/SP (Vila Jaguara)
São Vicente/SP
Sorocaba/SP
Taubaté/SP​




Agência CNT de Notícias