O serviço de fretamento rodoviário de passageiros tem crescido no Brasil nos últimos anos, ampliando as alternativas de deslocamento para atendimento de grupos fechados, com itinerários fixos e flexibilidade de horários – como viagens de turismo, excursões e transporte de funcionários.

Mas problemas como excesso de burocracia, legislações defasadas e destoantes entre os diversos âmbitos de atuação e a pouca fiscalização do transporte clandestino são obstáculos para o crescimento desse segmento.

Essas são algumas indicações do estudo Transporte & Desenvolvimento: Transporte Rodoviário de Passageiros em Regime de Fretamento, levantamento inédito da CNT (Confederação Nacional do Transporte) no qual foram realizadas 363 entrevistas com empresários de seis Estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Amazonas.

O estudo compõe a série Transporte & Desenvolvimento – T&D, elaborada pela CNT como parte das ações da Confederação voltadas a apoiar o desenvolvimento do setor de transporte. A série apresenta aos transportadores, tomadores de decisão e sociedade análises temáticas que permitem uma maior compreensão da dinâmica do transporte no país. Entre outros aspectos, aborda-se a relação entre o transporte e os demais setores da economia, bem como suas implicações sociais e ambientais.

Seguem abaixo os links para download da última edição:

Acesse a íntegra do estudo
Acesse o resumo do estudo
Resultados por estados